Curso Técnico em Informática para Internet


Curso integrado, o que é?

Você cursa o ensino médio completo e, ainda, sai especialista em uma modalidade técnica. O estudante, ao ingressar no Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, vai passar, em média, dois turnos no IFC: de maneira integrada o aluno vai fazer as disciplinas do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e as disciplinas de qualificação para se formar Técnico em Informática com perfil de desenvolvedor de sistemas para internet.


Diferenciais do Curso

No Curso Técnico em Informática para Internet formam-se profissionais capazes de acompanhar os avanços tecnológicos e se adaptar rapidamente às mudanças em seu contexto de atuação, sempre levando em consideração as necessidades de seus clientes. Esses profissionais serão capacitados para desenvolver e implementar websites, análise e desenvolvimento de sistemas para Internet, projeto de banco de dados, instalação e configuração de servidores de Internet e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis como tablets, smartphones, celulares, etc. Outra característica desses profissionais é a competência para participar do desenvolvimento de aplicações e de projetos de sistemas em variados segmentos sociais, estando habilitados para a utilização de ferramentas computacionais em diversas áreas do conhecimento.


Atuação Profissional

O profissional técnico em Informática para Internet é um facilitador de informações dentro das empresas, com capacidade para, além de desenvolver ferramentas para processamento de informações, poder auxiliar na tomada de decisões que influenciem na evolução das organizações.
Com uma sólida formação profissional, ele possui a capacidade de identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho com a área de informática. Também poderá projetar, avaliar e desenvolver sistemas de informações, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.


Objetivo do Curso

Formar profissionais de nível técnico para atuar na área de informática, mais especificamente como desenvolvedor de soluções para web e dispositivos móveis. Com foco em:


Por que Cursar

O Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio vem ao encontro do espírito inovador do Instituto Federal Catarinense, visando suprir a carência de mercado na formação direcionada de profissionais para atuarem na área de Informática.
Duas das áreas da informática que merecem uma atenção especial para a educação continuada são a área de programação de computadores e a área de desenvolvimento para web e para dispositivos móveis.
Esse fato se justifica pelo surgimento de computadores com alta capacidade e baixo custo e pelo desenvolvimento dos sistemas de comunicação de dados, permitindo utilização em larga escala e ignorando fronteiras culturais, tecnológicas e financeiras. A expansão da Internet e o aumento constante da utilização de dispositivos móveis como smartphones e tablets, também justificam a importância das áreas na Informática.
Dessa maneira, as áreas de programação de computadores e a de desenvolvimento para web e para dispositivos móveis assumem um papel fundamental na expansão dos negócios e desenvolvimento de inovações para atender às demandas da sociedade.


Relação Teoria e Prática

A indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, a ser verificada, principalmente, por meio do desenvolvimento de práticas profissionais, visitas técnicas, estágios, dentre outras formas de integração e contato com a prática real de trabalho.
Assim, no Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, a relação teoria e prática se dará por meio de:


Requisitos e Formas de Acesso

Para ingresso no Curso Técnico Integrado em Informática para Internet será obrigatória a comprovação de conclusão do ensino fundamental mediante apresentação do histórico escolar. A forma de ingresso é através de processo seletivo e se dará conforme edital que será publicado anualmente.